Olá, hoje vou falar sobre algo que está presente em nossas vidas, e que devemos reduzir em pelo menos 90% o consumo, tarefa nada fácil, mas possível: Refiro-me ao açúcar. Crescemos nos alimentando de maneira errada, adquirimos hábitos alimentares muitíssimo prejudiciais para a nossa saúde, e na fase adulta, mudar para uma alimentação saudável é difícil. Eu me incluo nesse rol, mas afirmo: É possível e ainda dá tempo de mudar a sua alimentação. Acredite, não é tarde! Há aproximadamente 3 anos, resolvi mudar minha alimentação, a redução do consumo do açúcar foi uma das medidas tomadas por mim para uma vida mais saudável.
Mas como se livrar dele? Bom, vou dizer a vocês o que eu fiz para reduzir o consumo. Eu era uma pessoa que gostava de tomar suco natural quase todos os dias, e bem adoçado, eu era viciado. Sempre gostei de praticar atividade física, porém tinha uma barriguinha abdominal indesejada. Pesquisando sobre alimentação saudável, vi que o açúcar não fazia bem para o nosso organismo, e assim, resolvi reduzir essa substância da minha vida. Eu sempre consumi o açúcar cristal, mas resolvi substituí-lo por outro menos prejudicial: o açúcar mascavo. A vantagem em relação ao primeiro é que ele não passa por nenhum processo de refinamento, mantendo assim muitas características da cana de açúcar. Mas cuidado ao consumi-lo, pois você vai utilizar uma quantidade maior para adoçar seus alimentos para chegar no ponto ideal se compararmos com o açúcar cristalizado, e ainda assim, o sabor do alimento muda um pouco. Dessa forma, tente colocar o mínimo possível, porque essa é a ideia para ir deixando-o de lado. Utilizei também a planta stévia, que adoça, mas também modifica o sabor dos alimentos. Em determinadas ocasiões usava o mel de abelhas, e aos poucos fui perdendo o hábito de adoçar, e hoje, dificilmente consumo esse “veneno”. Minha saúde melhorou e não tenho mais aquela barriguinha que me incomodava. Vejo a quantidade de pessoas que querem emagrecer e melhorar a sua saúde, a primeira coisa que sugiro é deixar de consumir esse elemento.
Ao pesquisar, procure fontes de confiança, pois você verá muita mentira por aí, até em quem fale em “benefícios do açúcar”. Devemos parar para analisar que a indústria não falará mal e nem divulgará os males que ele pode causar, afinal, o que eles querem é o seu dinheiro e estão pouco se importando para a sua saúde. Pesquisem e verão que muitas pessoas perderam peso e melhoraram sua qualidade de vida só pelo fato de retirá-lo, sem contar os inúmeros prejuízos que a ingestão dele pode causar, por exemplo:
Cárie
Diabetes
Pressão alta
Doença autoimune
Retenção de líquido
Prejuízos à estrutura do DNA
E aí, topa fazer esse teste de reduzir esse vilão da sua alimentação? Experimente o desafio e depois de um tempo deixe aqui o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para ajudar outras pessoas. Bom, por hoje é isso e aproveito para desejar a todos um Feliz Ano Novo cheio de paz, felicidades e muita saúde, e de preferência, com menos açúcar. ; )